top of page

Princesa Obá

img149.jpg

"Insurgente e delicada, a história dessa Princesa, trilha caminhos que dialogam com a vida de muitas princesas-guerreiras, ainda meninas e jovens, inspirando-as a concentrarem-se na luta e a crescerem três, cinco, vinte metros ... para desbravar o mundo.
 

Mônica Sacramento

Filha de Obá, inquieta e desbravando mundos, é doutora em Educação, com atuação na coordenação de projetos e pesquisas em CRIOLA e no PENESB-UFF.

O livro PRINCESA OBÁ, da autora Adriana Rolin, com ilustração de Lilian Amancai, destina-se ao público infanto-juvenil e tem base nos ítans - mitos, cantos e danças - da deidade Obá da Mitologia Yorubá. Obá é considerada um rio de águas revoltas, líder da sociedade de elekô onde cultua o poder feminino, de pouca vaidade e de muita bravura. É um arquétipo de grande importância sócio- político-cultural, porém pouco disseminada. Obá é guerreira, corajosa e traz consigo uma importante representatividade às nossas meninas: SEU MAIOR PRAZER É LUTAR.


Além do livro, temos a CONTAÇÃO DE HISTÓRIA com duração de 30 minutos. Assista:

"Pelas águas da palavra, sua voz nos leva a um continente antigo, cheio de riquezas e saberes, a África. Conheceremos, então, os caminhos verdes das florestas, dos vales e os aquáticos, dos rios, dos oceanos cheios de vida, por onde a nossa menina heroína irá brincar, caçar, lutar, se divertir, aprender e nos ensinar"
Luana Antunes

Professora de Literaturas Africanas e Afro-brasileira na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB)

img1009.jpg
3.png

Sobre a Ilustradora:

Lilian Amancai é candomblecista, mãe de Jawari, cantora, compositora, é atriz, começou a fazer teatro aos 8 anos e participou de alguns espetáculos como “Seria Trágico Se Não Fosse Cômico”, “Coquetel Rodrigueano” e “Ei,Mulher” da coletiva Agbara Obinrin. Através das artes cênicas, desenvolveu sua autonomia para o estudo de música, artes visuais e percussão, aprofundamento no Ngoni, instrumento de ritual africano, reverberando a negrura e a ancestralidade para suas pinturas no projeto @preta_pinta, também é artista-pesquisadora dos Influxos Artaudianos e musicista do espetáculo “Yriádobá da Ira à Flor”

Adriana Rolin

Atriz, arteterapeuta junguiana, escritora, pesquisadora e professora

Redes Sociais:

Contato:

  • Instagram
  • Facebook

adrianarolin69@gmail.com

+ 55 (21)  98771- 4962

bottom of page